educação
Município é representado em visitas técnicas no FNDE e Ministério da Educação

Publicado em 24/11/2021 às 10:09 - Atualizado em 24/11/2021 às 10:09

Créditos: Fonte: Assessoria/AMOSC Baixar Imagem

Os secretários municipais de educação da região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) participam, nesta semana, de visitas técnicas em Brasília. O roteiro estava programado para o ano passado, mas suspenso por conta da pandemia. O município de Jardinópolis é representado pela diretora da Escola Nucleada Municipal Castro Alves, Jones Balen.

No Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) foi apresentado aos secretários, o programa “Dinheiro Direto na Escola”, que tem por finalidade prestar assistência financeira para as escolas, em caráter suplementar, a fim de contribuir para manutenção e melhoria da infraestrutura física e pedagógica, com consequente elevação do desempenho escolar. Também foram temas da visita, o Plano de Ações Articuladas, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e de Valorização dos Profissionais da Educação, além de tirar dúvidas dos visitantes e atendimentos individuais aos secretários, conforme necessidade.

O grupo também foi recebido no Ministério da Educação (MEC), na Sala de Gestão, pelo diretor Nacional de Educação Básica do MEC, Helder Ricardo Vieira, onde puderam receber mais informações do Programa de Governança da Educação Básica, que é definido como a forma de governar baseada no equilíbrio entre o Estado, a sociedade civil e o mercado, ao nível local, nacional e internacional.

Ainda no MEC, outros programas foram apresentados e o grupo da AMOSC reivindicou uma ação do ministério para pactuar programas para estudantes estrangeiros, que chegam a região, para efetuar suas matrículas. O secretário de Educação de Pinhalzinho, Fabrício Fontana, coordenador do Colegiado de Educação da AMOSC, ressalta que as visitas “foram muito esclarecedoras, em várias situações de dúvidas em relação aos programas do governo federal, encaminhamentos de reivindicações e discutir também as questões particulares de cada município”. Segundo ele o projeto Visita Técnica foi criado na AMOSC em 2019 e agora está sendo colocado em prática e já mostra grande produtividade. “Tivemos conversas produtivas com representantes da Undime, que nos representa junto ao FNDE, ao MEC, ao Congresso Nacional e demais órgãos governamentais, onde discutimos nossas necessidades, problemáticas e ideias. Junto ao FNDE e o MEC também foram muito bem recebidos e tivemos uma audiência bastante esclarecedora, com orientações e resolução de questões e também deixamos nossos pedidos para melhorarmos cada vez mais nosso trabalho nas escolas, em cada município”, finalizou Fontana.

Nesta quarta (24), o grupo visitará o Congresso Nacional, onde serão recebidos pela Câmara de Educação Básica.

Fonte: Assessoria/AMOSC