Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

saude
Vigilância Sanitária emite nota sobre destinação correta do lixo orgânico e do material reciclável

Publicado em 21/06/2021 às 09:10 - Atualizado em 21/06/2021 às 09:35


Créditos: Divulgação Baixar Imagem

O descarte correto de lixo é uma responsabilidade de todos como cidadão.

A Vigilância Sanitária de Jardinópolis preocupada com o meio ambiente, limpeza e organização da nossa cidade orienta à população para o descarte correto de resíduos. Podemos separar o nosso lixo em dois tipos: recicláveis e não recicláveis.

Reciclável é todo o produto que pode ser reutilizado ou processado como matéria-prima para a fabricação de outros produtos, estes devem ser encaminhados para setores de recolhimento e separação de recicláveis, para os quais será dado o destino correto.

O que pode ser reciclado?

Papel, plástico, metal e vidro.

Importante: o vidro, quebrado ou não, deve ser acondicionado de maneira correta – em uma caixa ou devidamente identificado para evitar ferimentos nos coletores.

O lixo não reciclável é aquele que não pode ser reprocessado e deve ser encaminhado ao Aterro Sanitário.

O que não pode ser reciclado?

Alimentos, papel higiênico, absorventes femininos e fraldas descartáveis.  

Na nossa cidade, o lixo não reciclável é coletado três vezes na semana: segundas, quartas e sextas-feiras, bem cedo pela manhã.

Recomendamos que o lixo seja posto em sacos e dentro das lixeiras de forma que não transborde, dessa forma evita-se que animais rasguem e espalhem estes produtos pelas calçadas.

Se as lixeiras dispostas na sua rua não são suficientes para o volume de lixo que é descartado ou estão danificadas, entre em contato com o setor de Vigilância Sanitária (na Unidade de Saúde) para a solicitação de instalação de mais lixeiras.

Quanto ao lixo reciclável, a coleta é feita às terças e quintas-feiras, por coletores do nosso município, estes materiais deverão estar limpos (não misturados com orgânicos), organizados ao lado das lixeiras de maneira visível e de fácil acesso para o coletor.

Se cada um de nós fizer a sua parte, construiremos uma cidade limpa e ambientalmente responsável. Agradecemos a compreensão e colaboração.

Vigilância Sanitária de Jardinópolis (3337-0045)

Responsável: Andreia Serafini Disarz