educação
Colegiado de Educação da AMOSC realiza reunião virtual de trabalho

Publicado em 23/06/2020 às 08:42 - Atualizado em 23/06/2020 às 08:43

Créditos: Divulgação Baixar Imagem

O Colegiado de Educação da Associação dos Município do Oeste de Santa Catarina (Amosc) reuniu-se remotamente, na manhã de segunda-feira (22), para tratar questões voltadas à política educacional e os desafios diante da pandemia do COVID-19. A Secretaria de Educação de Jardinópolis foi representada pela responsável do setor, professora Jones Balen.

O colegiado contou com a participação da promotora da infância e juventude do Ministério Público (MP) da Comarca de Chapecó Vânia Cella Piazza que falou sobre a Busca Ativa e kits de alimentação escolar.

Os secretários de educação e equipes das secretarias participantes da reunião relataram sobre o processo e encaminhamento de atividades não presenciais durante a suspensão das aulas e a relação família/escola e estudantes. De modo geral, há uma avaliação positiva das atividades escolares, mesmo diante de vários desafios.

Conforme a responsável pela Secretaria de Educação de Jardinópolis, Jones Balen, o momento exige cautela na tomada de qualquer decisão, daí a necessidade de pensar de forma coletiva futuros passos. "Estamos suscetíveis a erros, na tomada de decisão, porque ninguém passou por uma situação assim, porém, trabalhamos para fazer o melhor, a equipe da Secretaria de Educação participa das discussões em nível de região com o objetivo em tomar decisões certas, para o melhor de nossas crianças”, salienta.

Durante a reunião do Colegiado, discutiu-se sobre os recursos da educação, apresentado pelos Setores de Tributação, Contabilidade e Controle Interno da Amosc. Foi feito um comparativo dos valores repassados pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no período de 2019 e 2020 da primeira quinzena do mês de junho, tendo uma redução média significativa de 42,22% entre os municípios da região.

No que se refere aos 25% obrigatório de investimentos na educação, mesmo com a queda da arrecadação, os municípios devem cumprir o dispositivo constitucional em despesas com a manutenção do ensino.

Entre outros assuntos discutidos estavam: encaminhar uma pesquisa/questionário para às famílias sobre “possível” retorno às aulas; estudos e possibilidades do retorno e reposição das aulas apresentado pelo Grupo de Trabalho de retorno às aulas, criado no mês de março; repasse de reuniões estaduais; documento de orientações do MPSC nº 21/2020 e as orientações aos gestores de educação durante e após a pandemia do Tribunal de Contas do Estado (TCE)-SC.

O secretário de educação de São Carlos Sadi Baron e Coordenador do Colegiado de Educação da Amosc relata que o Colegiado tem um papel primordial no planejamento do retorno às aulas e nas atividades não presenciais definidas anteriormente. Tem levado aos secretários uma segurança dos encaminhamentos e destaca a unidade do grupo, a forma conjunta das discussões e definições entre os secretários.

Baron conclui com a afirmação de que o colegiado tem um papel determinante nas políticas educacionais da região e na articulação com outros órgãos estaduais, menciona a FECAM, UNDIME, SED e UNCME.

Texto extraído do site da Amosc (Foi editado)

Imagens: Divulgação

Jornalista responsável do Município de Jardinópolis