---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

saude
Jardinópolis é classificado com médio risco para a transmissão da dengue

Publicado em 23/03/2020 às 16:18 - Atualizado em 23/03/2020 às 16:19

A Secretaria Municipal de Saúde de Jardinópolis recebeu o resultado, neste início de semana, do Levantamento do Índice de Infestação (LAI), realizado na primeira quinzena de março, na área urbana do município. A classificação do município foi como: médio risco de transmissão. Para se chegar a este resultado, foram vistoriadas mais de 200 residências. Participaram da ação agendes de saúde, de endemias e da Vigilância Sanitária.

Por meio de um trabalho em equipe foram vistoriados os arredores das casas, os terrenos e verificadas as calhas. Segundo a agente de endemias, Janete dos Santos Oliveira da Silva, o objetivo é diminuir os possíveis focos do mosquito aedes aegypti. “Com o levantamento de dados, foi possível apontar o índice de infestação de larvas. A luta contra a dengue deve ser permanente, por isso, a gente pede a colaboração da comunidade”, salienta.

Mesmo neste período no qual as atenções são para impedir a propagação do Coronavírus, o problema da dengue continua e pode se agravar se as famílias não assumirem a responsabilidade de combater à criação de larvas do aedes aegypti. Com a quarentena determinada pelas esferas estadual e federal, as famílias são obrigadas a se resguardar em casa, no sistema de isolamento. Então, é possível arrumar um tempo para limpar o terreno, as calhas, recolher vasilhas, enfim, tomar iniciativas para impedir qualquer acúmulo de água.  

Crédito do texto: Jornalista Idiomar Tessaro

Fotos: Divulgação