---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

agricultura
Capacitação aborda integração lavoura e pecuária

Publicado em 28/11/2019 às 09:49 - Atualizado em 28/11/2019 às 09:49

No dia 22 de novembro foi realizada uma reunião técnica sobre a integração de lavoura e pecuária. A capacitação promovida pela Epagri e a Secretaria de Agricultura aconteceu na propriedade de Alcemir Cuminick, na Comunidade de Vila Jardim, interior de Jardinópolis.  Contou com a participação de aproximadamente 30 agricultores de Jardinópolis, Águas Frias, Formosa do Sul, Marema e União do Oeste.

Conforme o técnico extensionista da Epagri, Claudinei Nossal, o eixo principal da palestra foi orientar o agricultor para os cuidados com o manejo do solo. Cobertura, conservação e aproveitamento de solo foram temas discorridos pela equipe de palestrantes da Epagri.

Com relação ao assunto, uma das principais orientações é para necessidade de manter o solo coberto o ano inteiro, com vegetação viva. O técnico Nossal lembra de que a integração lavoura e pecuária acontece quando se concilia o plantio de pastagem e de grão.

“Intercalar o plantio, com a rotação de culturas, seja de grãos ou de pastagens, mantém coberto o solo, eleva o aproveitamento produtivo e possibilita alimento para a bovinocultura de leite”, explica. Segundo Nossal, com a rotação de culturas é possível aproveitar melhor uma mesma área, tornando mais produtiva e evitando a erosão do solo, uma preocupação permanente da equipe técnica da Epagri.  

Crédito do texto: Jornalista Idiomar Tessaro


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar