educação
Cresol de Jardinópolis promove formatura nesta sexta-feira

Publicado em 06/12/2018 às 11:04 - Atualizado em 06/12/2018 às 11:06

Na noite desta sexta-feira (7), os 26 estudantes do 5º ano da Escola Nucleada Municipal Castro Alves participarão da formatura do Programa Um olhar para o futuro. Essa iniciativa foi desenvolvida pela Cresol de Jardinópolis e chega a 3ª Edição. A formatura acontece a partir das 19h30, no Auditório da Escola Fazenda Triângulo.

Segundo a formadora da Cresol, Catiane Fuzinato, o propósito do programa foi trabalhar conceitos do cooperativismo, ações em equipe, princípio e valores, educação financeira e agricultura familiar. “Os encontros iniciaram em abril e terminaram em novembro, era uma vez por mês, e no final foi feita uma pintura de brincadeiras na calçada de acesso à Escola”, comentou.

Por meio do Programa, durante o ano, foram desenvolvidas aulas temáticas como: educação financeira, princípios e valores do cooperativismo e tipos de cooperativismos no Brasil. Conforme a responsável da Secretaria de Educação, Jones Balen, o programa Um olhar para o futuro colaborou para impulsionar, nos alunos, conhecimento sobre cooperativismo, cidadania e a estimular, no caso das crianças do interior, a sucessão familiar.

O desenvolvimento do Programa serviu de estímulo para diversas atividades. Entre elas: desenhos, pinturas nos muros da escola, alimentação saudável, construção de uma maquete, colagem de figuras, plantio de flores, desfiles, teatros, construção e elaboração de jogos nas calçadas, confecção de cartazes e quadros mosaicos. “Todos esses trabalhos foram realizados, evidenciando a importância do trabalho em equipe”, enfatiza Jones.

Ela comenta que, na reta final do Programa, aconteceram algumas experiências na propriedade de Evandro Paris referente a apicultura, passeios e uma visita à Cooperativa Cresol. Para encerrar este ciclo, nesta sexta-feira (7), os estudantes do 5º ano da Escola Nucleada participarão de uma formatura com a entrega de um certificado.

A responsável da educação avalia que o Programa foi produtivo, houve a colaboração das famílias, dos alunos, dos professores e funcionários da unidade escolar. “Agradecemos a todos, em especial, a Cresol de Jardinópolis, na pessoa da gerente da agência Catiane, a qual gostaríamos de manter esta parceria para o próximo ano, com o intuito de desenvolver novas atividades”, finaliza.