saude
Município compra cirurgias de alta complexidade com recursos próprios

Publicado em 30/11/2021 às 10:35 - Atualizado em 30/11/2021 às 11:07

No sábado, dia 27 de novembro, 12 pacientes foram encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde de Jardinópolis para a Associação Hospitalar Beneficente São Vicente de Paulo de Passo Fundo. Na ocasião, passaram por uma consulta de avaliação cirúrgica ortopédica de coluna e de joelho. Sendo que uma paciente foi atendida por um urologista.

A técnica em enfermagem Natalina Gregolin acompanhou os pacientes e comentou que foram realizados exames de Raio-X e Ressonância Magnética. “Pelo cronograma do Hospital, os pacientes deverão aguardar para serem chamados. A expectativa é que alguns sejam submetidos ao procedimento cirúrgico, ainda este ano”, destacou a profissional.

O custo das consultas e das cirurgias será pago com recursos do orçamento do próprio município de Jardinópolis. As mesmas foram compradas por meio da licitação Nº 97/21 – Pregão Presencial Nº 66/21.

O prefeito Mauro Risso ressaltou que na região Oeste Catarinense há uma dificuldade de conseguir encaminhar os pacientes de Jardinópolis para o atendimento de alta complexidade. “Daí a necessidade e a decisão de comprar consultas e cirurgias ortopédicas e de urologia para zerar a demanda, uma das únicas que a Secretaria de Saúde de Jardinópolis tem, ainda”, explicou o prefeito.